quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O que mais irrita no casamento?

Penso que o que mais irrita no casamento não é a proximidade, nem a falta de dinheiro, nem a rotina, nem as preocupações com os filhos, mas o que mais irrita no casamento é o espelho. Sim, porque o "outro", o marido, a esposa são o nosso espelho. Se você se olha no espelho e sorri, o espelho sorri de volta; obviamente se você faz uma careta ao espelho, esta lhe é imediatamente devolvida.
Em seu livro "Como mudar o que mais irrita no casamento" Gary Chapman, descreve exercícios de auto conhecimento que implicam em mudanças no casamento, ou seja, ao olharmos para dentro de nós mesmos e modificarmos atitudes e comportamentos, o mesmo ocorre com o cônjuge. Como um passe de mágica? Não, com tempo, amor e paciência.
Gary é também o autor de "as cinco linguagens do amor", neste livro são descritas as linguagens pelas quais nos sentimos amados e demonstramos amor. Assim, cada um de nós é diferente, portanto sente e demonstra o amor de forma diferente. Ao descobrirmos qual é a linguagem que "o outro" entende, fica mais fácil amar e sentir-se amado; creio que isto seja o que mais procuramos no casamento.
Se existem problemas no seu casamento, mesmo que você não se sinta culpado de nada,(inclusive não é este o intuito desta discussão), mesmo que o outro esteja errado em 95% e você só em 5%, seja a mudança que você quer ver no outro, provavelmente o espelho fará o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário