quinta-feira, 9 de junho de 2016

Cantinhos de atividades diversificadas em educação infantil

Em 2015 eu já estava completando 20 anos de magistério em educação infantil. A empolgação do início já havia ido embora e muitas vezes eu pensava na mesmice da sala de aula, no quanto os alunos mais inteligentes e criativos eram aqueles que mais me davam trabalho, justamente por estarem cansados da mesmo marasmo que eu.
Comecei a questionar o que estava fazendo ali e pensei seriamente em desistir, mesmo que isto implicasse em exonerar um cargo público.
Nesta ocasião fui convidada a participar de um curso com a Dra Tizuko, educadora da USP. Neste curso, foi enfocado o brincar e a importância de deixar a criança escolher o que quer fazer e onde brincar.
Nova janela se abriu para mim, novas portas para os alunos... um universo de possibilidades.
separei um momento da rotina diária para os cantinhos: casinha, modelagem, pesquisas em enciclopédias, desenho, pintura, recorte e colagem, construtor, alfabeto móvel, entre outros.
Para dizer o mínimo: o clima da sala de aula mudou! Aquela aluna que não me deixava em paz um segundo, passava mais de 40 minutos tentando montar palavras com as letrinhas de madeira e só vinha até mim para tirar dúvidas pertinentes sobre a escrita.
aquele aluno, outrora agressivo vinha me perguntar; " 'Prô', hoje vai ter cantinhos?" e quando eu dizia que sim, ele respondia: " 'Prô', te amo tanto!"
Assim podia observá-los fazendo escolhas, brincando no cantinho que mais lhe atraiam, realizando descobertas, cumprindo regras combinadas junto ao grupo.
Parei para questionar a importância de aprender a fazer escolhas desde pequeno, pois a vida é feita de escolhas.