sábado, 4 de junho de 2016

Saúde e equilíbrio

Costumo dizer que a saúde do ser humano assenta-se sob o tripé: mente, corpo, espírito. Se trabalhamos somente o corpo e deixamos as duas outras instâncias de lado, isto causará um desequilíbrio em nossa psiquê. O mesmo ocorrerá se fizermos o inverso.
No que diz respeito ao corpo, tudo o que fazemos por ele está relacionado, ex: boa alimentação, beber água em abundância, praticar exercícios físicos, consultas médicas, visitas regulares ao dentista, exames preventivos, etc.
Com relação à mente e emoções, englobam cursos de extensão, graduações, ou seja, estudar sempre, psicoterapia, boas leituras, um dia de descanso na semana no mínimo, lazer, passeios, viagens.
No que diz respeito ao espírito, entram os outros 2 aspectos e tudo o que se relaciona a eles, mais  a espiritualidade.
No livro "O segredo das pessoas que nunca ficam doentes", Stone percebeu que 5 povos ao redor do mundo eram os mais saudáveis: a Barbagia, na Itália; Oknawa, no Japão; a comunidade dos adventistas do sétimo dia, na Califórnia; a península de Nicoya, na Costa Rica; e a ilha Grega de Ikaria.
Com destaque ao que se pode trabalhar em psicoterapia: aprender a perdoar, ter atitudes positivas em relação á vida, ser agradável, definir seus objetivos, dar prioridade às pessoas amadas, são algumas das dicas descritas no livro.