domingo, 7 de agosto de 2016

As crianças e as artes

Hoje quero contar um pouquinho sobre a coleção de livros "A arte de olhar" de Nereide Schilaro Santa Rosa. Antes de desenhar é preciso nos remeter ao nosso repertorio interior de imagens, acredito que este vai sendo formado ao longo dos anos conforme quando crianças aprendemos a observar o mundo que nos cerca. As pinturas e esculturas demonstram o mundo interno dos artistas. Em "A arte de olhar flores" são retratados "Girassóis" de Vincent Van Gogh, a"A ponte japonesa" de Monet, entre outros. Já desenvolvi um projeto de artes utilizando este livro como guia e unindo-o a noutros, trabalhei junto a eles a poesia "As duas flores" de Castro Alves.
Outros títulos publicados são: A Arte de olhar: animais, famílias, crianças e festas. Por incentivar as crianças a observarem o mundo que as cerca, a coleção leva o aluno a desenvolver a observação e aumentar o repertorio de imagens de seu mundo interno. Muito didáticos e bem elaborados, os livros são de grande utilidade nas aulas de artes na Educação Infantil e no ensino fundamental, podendo serem adaptados também para o uso em consultório clínico.
Costumo dizer que a arte é um reflexo - protesto do real, nossa realidade depende daquilo que observamos. Além do capital econômico existe um capital cultural, formado por tudo aquilo que vivenciamos, aprendemos, observamos, criamos da nossa cultura. O capital cultural de nossas crianças pode ser aumentado a medida em que realizamos passeios, visitas à museus, parques, locais diversos e incorporamos nas aulas atividades de observação e criação das artes.