terça-feira, 19 de julho de 2016

Como trabalho com a caixa de areia em psicoterapia

No trabalho com as crianças, a areia por si mesma já é terapêutica, sua consistência permite manipular, criar formas, trabalhar com pequenos brinquedos.
Em meu consultório montei minha própria caixa de areia, utilizei uma caixa organizadora simples de plástico, saquinhos de areia colorida ornamental, vendidos em casas de essências, de construção, ou decoração.
Tenho no consultório diversos brinquedos de plástico, tais como: soldadinhos, bonecos, carrinhos, escavadeiras, animais da fazenda, animais selvagens, brinquedos que se movem, pás pequenas, baldes, pedrinhas ornamentais. Assim, posso sugerir que as crianças criem o cenário que quiserem, ou posso pedir que criem algo específico de acordo com a dinâmica do caso.
Há crianças que enterram animais ou objetos, outras, criam praias, florestas, brincam de cozinhar, enfim, há inúmeras possibilidades de trabalho com a caixa de areia.
Além disso, a areia colorida pode ser utilizada para realizar colagens e trabalhos artísticos que geralmente ficam muito bonitos e enriquecem a auto estima das crianças.
Costumo forrar o chão embaixo da caixa com um saco plástico e combino com a criança algumas regras antecipadamente sobre o uso da caixa, para que não hajam problemas na organização da sala.