quarta-feira, 8 de junho de 2016

Fazendo massinha caseira

Na sala de aula, ou no consultório, fazer massinha junto com as crianças é uma atividade prazerosa e que desperta o interesse e a curiosidade dos pequenos para as experiências científicas, desenvolve os sentidos, o gosto pelas artes e a modelagem, entre outras utilidades.
A receita é bem simples e sempre dá certo.1 kg de farinha de trigo (pode ser vencida), 1 Kg de sal, 2 envelopes de suco em pó de mesmo sabor, meio copo pequeno de óleo de soja, 750 ml de água.
É só misturar tudo com as mãos ou o auxílio de uma colher de pau, a água deve ser acrescentada aos poucos e por último, até dar o ponto de modelar.
Se guardada em saco plástico bem fechado pode durar até 6 meses.
São inúmeras as atividades que podemos fazer com as crianças utilizando a massinha de modelar. Na sala de aula, ou no consultório, uma boa dica é utilizar forminhas plásticas, próprias para massinha, ou para biscoitos. Eu guardo tampinhas plásticas de muitos tipos e tamanhos, seringas de remédio, palitos de sorvete, entre outros objetos variados para utilizar na modelagem, as crianças gostam e aproveitam.
Uma técnica que costuma encantar crianças e adultos, individualmente ou em grupos, é pedir para que modelem um objeto, depois respondam a alguns questionamentos sobre ele ou inventem uma história completa. Se o brincar por si mesmo já é terapêutico, imagine unido à fantasias e histórias!!!