sexta-feira, 15 de julho de 2016

Fazer desenhos e contar histórias

Uma das técnicas que utilizo em psicoterapia infantil é pedir para que as crianças desenhem livremente e contem histórias sobre seus desenhos. Desta forma elas podem ser avaliadas através do teste de desenho livre, além de ter um recurso a mais que são as histórias por elas criadas, que refletem seu mundo interno, seus conflitos e vivências, dando pistas sobre como trabalhar e fortalecer sua auto estima, resolver conflitos,etc.
A maioria das crianças cria histórias sem nenhuma dificuldade, porém algumas sentem-se pouco a vontade. Nestes casos eu faço algumas perguntas sobre os desenhos e as anoto, desta forma extravasam aquilo que as aflige e eu tenho recursos para avaliar os desenhos.
Em seu livro "Descobrindo Crianças", Violet Oklander sugere técnicas variadas de desenho e fantasia, como, por exemplo, pedir para as crianças criarem seu próprio mundo sobre o papel, utilizando formas, traços, linhas e cores apenas.
Um exercício bastante interessante proposto pela autora a cima citada é pedir para as crianças desenharem suas famílias como símbolos ou animais; além do teste do desenho da família, que também possui grande efetividade em psicoterapia infantil, a utilização de fantasias também é muito abrangente.
Há uma série de técnicas de artes que podem ser utilizadas em psicoterapia infantil, de forma bastante significativa: pintura com os dedos, pintura com os pés, pintura surpresa: consiste em deixar as crianças colocarem bastante tinta no centro de uma folha de papel e depois dobrá-la, ao abrir, pede-se que as crianças descrevam o que estão vendo e, possivelmente contem histórias.
Estas atividades podem ser utilizadas também em salas de aula ou em casa com crianças e seus pais.